Stay ahead.

Questions & Order Inquires: news@brazilpost.org

24/7 live support: +1(310)270-7492

832 Hilgard Avenue, Los Angeles, CA

Copyright © 2020 Brazil Post

ARÁBIA SAUDITA CONTRA A PAREDE: PAÍSES PEDEM EXPLICAÇÃO PARA O DESAPARECIMENTO DO JORNALISTA KHASHOGGI.

ARÁBIA SAUDITA
PIB: US$ 684 bi (19º)
PIB per capita: US$ 21k (37º)
População: 32 milhões (41º)
IDH: 0.85 (39º)
Petróleo: 15%-20% das exportações globais (1º)

Na edição de terça-feira passada (09), foi publicado o sumiço do jornalista saudita, após entrar no consulado de seu país em Istambul (Turquia). O jornalista Jamal Khashoggi é conhecido pelas críticas ao conservadorismo e autoritarismo de seu governo. 

A situação atual de Kashoggi ainda é desconhecida e há crescente pressão do Ocidente, como Inglaterra, França e Alemanha, além dos EUA, sobre o governo de Riyad  para uma resposta "completa e detalhada" sobre o incidente. 

O governo saudita é aliado próximo dos EUA e agente importante para a preservação do controle de Washington sobre a turbulenta região do Oriente Médio. A ação aturoritária, no entanto, pode ter um custo alto para o país: investimentos previstos para o próximo ano podem ser postergados e a bolsa de valores sofreu queda de aprox.  10% desde o início das tensões.

A posição firme de Trump, ao ameaçar o país "com severas punições" caso seja confirmada e hipótese mais provável de execução do jornalista dentro do próprio consulado, pode ser um preço que os EUA estão dispostos a pagar. Se por um lado, a relação com seu principal aliado árabe seria abalada, por outro, o governo se capitalizaria tanto no campo externo, como no doméstico. 

Internacionalmente, sinaliza uma América fortalecida e inflexiva para condutas autoritárias, antidemocráticas e que ferem os direitos liberais. No campo doméstico, mostra a defesa de Trump a uma imprensa livre, setor no qual o presidente americano mantém constantes atritos.