Stay ahead.

Questions & Order Inquires: news@brazilpost.org

24/7 live support: +1(310)270-7492

832 Hilgard Avenue, Los Angeles, CA

Copyright © 2020 Brazil Post

GUERRA NA SÍRIA: A COMPLEXA E TRISTE SITUAÇÃO VIVIDA PELO PAÍS. 

Hoje, trata-se da guerra com a participação de o maior número de países. Já deixou 22 milhões de refugiados e 500 mil vítimas. Desde o início dos conflitos em 2011 - com inspiração de movimentos pró-democracia nos países vizinhos que culminaram na queda de ditadores de longa data, como no Egito e na Líbia - na Síria, a situação se tornou bem mais complexa. País está em guerra civil e em meio a uma complexa disputa geopolítica. 

 

Rússia, que entrou no conflito em 2015, quer reforçar sua influência na Ásia, assegurando sua aliança com Assad. As forças a favor do ditador são Russia e Irã. Do lado aposto, EUA, R.U. e França apoiam os chamados rebeldes. A complexidade maior se deve à infiltração de movimentos extremistas, como o ISIS e Hezbolah. Adicionalmente,

 

os Curdos (povos há tempos sem terras) também aproveitam o momento de instabilidade para reivindicar um território. Com isso, a Turquia, que possui longo histórico de conflitos com esse grupo, também investiu em uma frente militar no país para combate-lo. Por fim, os sauditas entraram no conflito para combater o rival Irã e as força israelenses se protegem das milícias palestinas. 6 rodadas em Genebra já ocorreram para buscar um acordo entre as partes, mas houve pouca disposição de Assad em negociar com seus opositores.

 

Em janeiro 2018, Russia organizou um "Encontro Nacional do Diálogo", mas os opositores não compareceram. O país hoje está um campo de batalha e pode ser um potencial gatilho para um desentendimento maior entre potências. China acompanha de longe, mas recentemente fez exercícios militares com a Rússia. Os EUA estão em uma situação maior vulnerabilidade, uma vez que mesmo sobre o pretexto de apoio à instauração da democracia no país, dificilmente um conflito de maiores dimensões na região seria aprovado por Washigton.